Evento na FAC aborda cultura radiofônica

Auditório Pompeu de Souza sediou seminário entre os dias 01 e 04 de julho

Por: Mateus Pinheiro



O I Seminário Rádio Cultura: memórias e horizontes foi realizado entre os dias 01 e 04 de julho, na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB). O evento, que contou com uma série de painéis, atividades, pesquisadores da comunicação e profissionais do áudio, foi realizado em parceria com a Rádio Cultura 100.9 FM e com o UnBcast - Encontro Internacional de Podcasting, que neste ano entrou em sua segunda edição e premiou podcasts universitários de todo o país.


O seminário, gratuito e aberto ao público, surgiu do projeto "Rádio Cultura – Passado, presente e futuro da Comunicação Pública", coordenado pela Profa. Dra. Liziane Guazina, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da FAC/UnB. O Projeto, realizado pela FAC-UnB em parceria com a Rádio Cultura e apoio da FAP-DF, por meio do Edital Desafio DF da Fundação de Apoio e Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), tem quatro eixos de desenvolvimento relacionados ao passado, presente e futuro da Rádio, seja por meio de levantamento da memória institucional ou por meio de pesquisa de audiência de programas da Rádio e produção de propostas normativas e organizacionais para o futuro da Rádio. 


A professora Guazina ressalta que o I Seminário Rádio Cultura: memórias e horizontes foi organizado e pensado visando fomentar e incentivar o diálogo entre a academia, pesquisadores, especialistas, profissionais, ex-profissionais da Rádio Cultura e a comunidade em geral sobre a memória da Rádio Cultura. 


“Nosso objetivo é pensar sobre a memória da Rádio Cultura, que tem um papel muito importante na cena cultural do Distrito Federal, lançando novas banda e  novos artistas, e também refletir sobre a organização da Rádio Cultura, a forma de gerir, as possibilidades normativas que podem ser pensadas junto com a Rádio Cultura para a sua sustentabilidade no tempo, e também nas possibilidades de audiência,  de capacidade de olhar para o futuro e se preparar para esse futuro, trocando experiências com  outras emissoras de rádio públicas. Então, é um seminário que abarca várias frentes de diálogo e por isso ele é tão importante, porque ele dá a profissionais que estão hoje na Rádio Cultura, ou que já trabalharam na Rádio Cultura, interessados e pesquisadores da comunicação pública e radiodifusão, um momento dedicado a dialogar e refletir sobre novos caminhos para a Rádio Cultura”, afirmou a docente.


Áudio Completo - Profa. Dra. Liziane Guazina


Para Eduardo Durães, Diretor da Rádio Cultura, 100,9 FM, o seminário é um pontapé inicial na reconstrução da rádio. “Digo isso porque ouvir tantas vozes, de Brasília, de outros estados e até de outros países,  tem sido uma experiência magnífica para mim, como gestor, e acredito que para toda equipe da Rádio. Acredito que o conhecimento compartilhado, as práticas bem-sucedidas em outras emissoras e as reflexões embasadas de mestres locais e de fora, vão nos ajudar a encontrar novos caminhos para reorganizar e fortalecer essa emissora pública que é tão importante para o Distrito Federal, caminhos que talvez ela nunca tenha trilhado, mas que merece alcançar. Esse seminário marca o início de um projeto muito maior, realizado em parceria com a Universidade de Brasília, a Fundação de Apoio à Pesquisa, a Cultura FM e a Secretaria de Cultura. Todo esse esforço conjunto vai gerar diretrizes sólidas para o futuro da rádio, e eu tenho plena certeza de que estamos no caminho certo. Meu agradecimento especial a todos os envolvidos, na pessoa da professora Lisiane”, afirmou o Diretor da Rádio Cultura.


Áudio Completo - Eduardo Durães


O Prof. Dr. Fernando Oliveira Paulino, docente da FAC-UnB, Presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC) e integrante do grupo de pesquisa Passado e Presente da Comunicação Pública no DF, ressalta a relevância e contribuições dos eventos. “A realização do seminário e do UnBcast foi muito importante, não só para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Comunicação, como também para promover uma reflexão e contribuir com as atividades que o Rádio Cultura planeja. Então, por isso houve essa preocupação, tanto de fazer um debate sobre a memória da rádio, como também estimular com que as apresentações, perguntas, comentários também pudessem colaborar com o planejamento estratégico da Rádio Cultura. E, nesse sentido, buscamos atrair e convidar pessoas de vários lugares do Brasil e especialistas internacionais selecionados, com a possibilidade concreta de trazer experiências, tanto para as ações que têm sido desenvolvidas no âmbito analógico, por meio da transmissão FM, mas também para as perspectivas ligadas ao rádio no ambiente digital”, afirmou Paulino.


Áudio Completo - Prof. Dr. Fernando Paulino


O I Seminário Rádio Cultura: memórias e horizontes foi realizado juntamente com o UnBcast - Encontro Internacional de Podcasting, evento do UnBcast, Projeto de Extensão sobre podcasts universitários e narrativas sonoras voltadas à divulgação científica, cultural e artística, vinculado ao Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB e aos Grupos de Pesquisa Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (PPGCom/UnB/CNPq), Acesso Livre (PosTrad/UnB/CNPq), Núcleo de Estudos, Produção e Inovação em Linguagem Sonora (NEPLIS/LabAudio/UnB) e Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas e Práticas Sociais (UnB/UFBA/UFS), com apoio do Decanato de Extensão (DEX/UnB).


Para a Profa. Dra. Rafiza Varão, docente do Departamento de Jornalismo da FAC e participante de um dos painéis da UnBcast, o evento é muito importante para a faculdade, como um todo, e afirma que a iniciativa do professor Elton Bruno Pinheiro reforça a importância do áudio e a posição da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília como uma das mais importantes nessa formação e nesse segmento.“Acho que ele é muito importante também para essa vertente da comunicação, que é o áudio, né? E que lá no passado a gente pensava assim, nossa, qual será o futuro do áudio? E a gente vê que o áudio hoje ele resiste, resiste de diversas maneiras. E quando o professor Elton organiza um evento como esse, dessa magnitude, dentro da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, ele não só reforça a importância do áudio, mas ele reforça a posição da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília como uma das mais importantes nessa formação e nesse segmento”, afirmou a docente. 


 Áudio Completo - Profa. Dra. Rafiza Varão


A doutoranda do PPGCOM FAC/UnB, pesquisadora e integrante da organização dos eventos, Milena Marra, destaca a realização conjunta dos eventos. “A 1ª edição do Seminário Rádio Cultura: Memória e Horizontes é resultante do projeto Rádio Cultura: passado, presente e futuro da comunicação pública do DF, coordenado pela Professora Liziane Guazina. O evento ocorreu em parceria com UnBcast, conduzido pelo Prof Elton Bruno Pinheiro, que aborda todo o universo do podcast universitário. Foi uma escolha muito assertiva conduzir os dois eventos em parceria, já que os públicos da rádio e do podcast dialogam muito, assim como os convidados”, afirmou Marra.


A Profa. Dra. Dione Oliveira Moura, Diretora da FAC e docente da faculdade, ressalta a dedicação das equipes para a realização do evento. “Bem, esse evento, seminário, Rádio Cultura, Memórias e Horizontes, foi um marco. Eu compreendo, enquanto direção da faculdade, que nós tivemos um excelente desempenho. Tenho que destacar a qualidade, a perseverança, a dedicação e a organização da equipe que liderou o projeto. A professora Lisiane Guazina, o professor Fernanda Paulino, o professor Elton Bruno, a professora Milena Marra e demais colegas da equipe organizadora, que trouxe um evento brilhante, tanto o seminário geral, quanto o UnBcast, o segundo UnBcast. Nossos estudantes, que super se dedicaram, e também o Corpo Técnico, que prestou apoio, mesmo mais restrito, por causa do cenário da greve, mas prestou apoio, principalmente na fase preparatória do evento e foi fundamental. Então, é parabenizar realmente a equipe, dizer que foi um orgulho para a FAC também ter recebido muitas pratas da casa, jornalistas formados pela FAC, comunicadoras profissionais da comunicação organizacional, da publicidade, do audiovisual, formados pela FAC, e que hoje atuam na comunicação pública, especialmente na rádio, dentro da comunicação pública e em podcasts muito inovadores. E também deixar aqui nossos cumprimentos, parabéns para os premiados e premiadas do UnBcast. Parabéns, a FAC está aqui presente e forte para acolher, organizar e dar todo vigor para eventos como esse”, afirmou a diretora da FAC.


Áudio Completo - Profa. Dra. Dione Oliveira Moura


O I Seminário Rádio Cultura: memória e horizontes e o UnBcast: II Encontro Internacional de Podcasting contaram com uma série de profissionais do áudio e importantes autoridades do campo da pesquisa em comunicação do Brasil e do exterior, como da Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Foram mais de 15 atividades nos quatro dias de evento, reunindo painéis, GTs, oficinas e mesas virtuais. Apenas o II Prêmio UnBcast de Podcasts Universitários, que contou com 12 categorias, recebeu 102 inscrições de 32 universidades das cinco regiões do Brasil.